Após reunião sobre reajuste da tarifa do ônibus, Estado avalia bancar passe de estudantes
Reunião que se estendeu por 1h30, na prefeitura de Campo Grande, nesta segunda-feira (10), pediu ao Governo do Estado que avalie a possibilidade de pagar a gratuidade do transporte de estudante da rede de ensino estadual.
Segundo o secretário de Governo e coordenador do grupo técnico formado para analisar a tarifa, Antônio Lacerda, a tarifa deste público corresponde a 41%. “Também foi colocada a possibilidade de redução, conforme 15 ou 14 estados brasileiros, do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] do combustível do transporte, 80% de redução e isenção do ICMS do transporte”, explicou.
Durante a reunião, de acordo com Lacerda, a prefeitura “sinalizou” que vai isentar o ISS (Imposto sobre Serviços) e também arcar com o compromisso do estudante do município. “Houve proposta no sentido, que será pauta, esse estudante particular, a gente ter um tratamento, verificar o preenchimento de algumas condições perante as escolas e aí surgiu outro assunto, que é a possibilidade dos órgãos públicos estaduais e federais comprarem como tarifa de ônibus a tarifa técnica”, comentou.
Neste caso, conforme o secretário, o valor de R$ 5,12 seria pago pelos entes públicos. “O governo, município e União pagariam o valor cheio da tarifa e a tarifa normal seria de 4,20, que seria hoje, estamos tentando manter esse valor. Muito provavelmente viremos com decisões na reunião de amanhã”, argumentou.
Já o presidente do Consórcio Guaicurus, João Resende, falou que a definição de toda a discussão deve realmente ocorrer nesta terça-feira (11). “O governo do Estado se fez presente no pleito desta comissão em que discutimos a isenção do ICMS sobre o diesel e também o custeio do transporte dos estudantes”, explicou.
Outra questão discutida também foi a gratuidade do passe das pessoas com deficiência. “Nós também falamos sobre esta questão, por se tratar de uma lei municipal. Mas, o valor deve ir para R$ 4,40”, finalizou.
Fonte: Jornal Midiamax – Por Graziela Rezende e Mayara Bueno
Foto: Secretário de Governo – Marcos Ermínio/Midiamax
More Stories
Preço do estacionamento dispara com retorno do parquímetro na capital
Campo Grande volta a ter cobrança por vagas nas ruas — e, desta vez, bem mais cara. A implantação do...
Campo Grande tem a segunda pior gestão fiscal entre capitais, aponta Firjan
Campo Grande enfrenta um dos piores momentos de sua gestão fiscal recente, de acordo com o Índice Firjan de Gestão...
Juiz suspende contrato e cobrança de multas por radares na Capital
O juiz Flávio Renato Almeida Reyes determinou a suspensão de contrato, cancelamento da aplicação de penalidades e cobrança de multas...
Hospital Municipal ficará pronto em dois anos e terá 259 leitos para 1.500 internações ao mês
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), assinou, nesta segunda-feira, a autorização para o processo licitatório da construção do...
Aeronaves e soldados dos Estados Unidos chegam a Campo Grande para treinamento de guerra
Aeronaves e soldados dos Estados Unidos da América (EUA) desembarcaram, na noite desta terça-feira, na Base Aérea de Campo Grande...
Câmara de Campo Grande discute implantação de cemitério vertical
Começou a tramitar na Câmara Municipal de Campo Grande uma proposta que autoriza a implementação de sepultamentos verticais nos cemitérios...
Average Rating