Prefeitura confirma Operação do Gaeco; prefeito está preso
“A Prefeitura Municipal de Terenos informa que, na manhã desta terça-feira, está sendo realizada uma operação em suas dependências.
Até o momento, o Poder Executivo Municipal não foi oficialmente comunicado sobre o real motivo da ação. Ressaltamos, porém, que a Prefeitura está colaborando integralmente com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações e documentos que se fizerem necessários para o esclarecimento dos fatos.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito às instituições”, diz a nota.
A reportagem apurou que o prefeito Henrique Wancura (PSDB) foi um dos alvos e está preso. Na nota, a prefeitura não menciona a prisão.
No ano passado, o Gaeco deflagrou a operação “velatus”, no Município , para apurar a existência de um esquema de corrupção na atividade administrativa do município, destinado à obtenção de vantagens ilícitas por meio de fraudes em licitações.
Segundo a investigação, o grupo criminoso, que contava com a participação de servidores públicos municipais, utilizava de pessoas jurídicas existentes, bem como criando CNPJS sem qualquer tipo de experiência, estrutura e capacidade financeira, para desviar dinheiro público reservado para execução dos contratos celebrados.
Foram cumpridos 09 mandados na cidade de Terenos, 05 na cidade de Campo Grande e 01 na cidade de Santa Fé do Sul, no Estado de São Paulo.
Na primeira fase o Gaeco prendeu o ex-secretário de Obras de Terenos, Isaac Cardoso, e o empreiteiro Hander Luiz Correa Grote, que era alvo de busca e apreensão, mas também foi detido ao ser flagrado com uma arma calibre 22, e encaminhado para a delegacia.
Fonte: InvestigaMS – Por Wendell Reis – Foto: A Prefeitura do Município de Terenos confirmou, em nota, que é alvo de operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) nesta terça-feira.
Average Rating