Tereré ganha dia oficial no calendário de Campo Grande
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), sancionou lei que institui o dia 1º de março como Dia do Tereré na Capital. A sanção foi publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial. A proposta foi do vereador Otávio Trad (PSD).
De acordo com o texto da Lei nº 7.071/2023, a data, que entra para o calendário oficial de eventos, tem alusão ao término da Guerra do Paraguai. Com isso, a mistura de erva mate com água gelada, vinda para o Brasil através de paraguaios e indígenas, agora tem um dia só seu.
Além de manter viva a tradição e a cultura, reunindo famílias e amigos em momentos descontraídos, o tereré fomenta o comércio e o artesanato da Capital através da venda de cuias e garrafas térmicas personalizadas, guampas e da erva-mate.
“A sanção da lei que institui o Dia do Tereré é o reconhecimento do poder público acerca da importância deste aspecto cultural tão vivo em nossa cidade. A Prefeitura não reconhece apenas a bebida típica, mas tudo o que envolve o hábito de tomar tereré para o campo-grandense”, afirmou o superintende de Cultura da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Beto Figueiredo.
Vale ressaltar que em dezembro de 2020, a bebida foi declarada como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
“O tereré, além de patrimônio imaterial, recebe um dia em sua homenagem, mostrando que este hábito ancestral perpassa por gerações, criando vínculos e resgatando nossas manifestações culturais”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel.
Fonte: CampoGrandeNews – Por Gustavo Bonotto – Família toma tereré na região central de Campo Grande (Foto: Reprodução/Sectur)
More Stories
Preço do estacionamento dispara com retorno do parquímetro na capital
Campo Grande volta a ter cobrança por vagas nas ruas — e, desta vez, bem mais cara. A implantação do...
Campo Grande tem a segunda pior gestão fiscal entre capitais, aponta Firjan
Campo Grande enfrenta um dos piores momentos de sua gestão fiscal recente, de acordo com o Índice Firjan de Gestão...
Juiz suspende contrato e cobrança de multas por radares na Capital
O juiz Flávio Renato Almeida Reyes determinou a suspensão de contrato, cancelamento da aplicação de penalidades e cobrança de multas...
Hospital Municipal ficará pronto em dois anos e terá 259 leitos para 1.500 internações ao mês
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), assinou, nesta segunda-feira, a autorização para o processo licitatório da construção do...
Aeronaves e soldados dos Estados Unidos chegam a Campo Grande para treinamento de guerra
Aeronaves e soldados dos Estados Unidos da América (EUA) desembarcaram, na noite desta terça-feira, na Base Aérea de Campo Grande...
Câmara de Campo Grande discute implantação de cemitério vertical
Começou a tramitar na Câmara Municipal de Campo Grande uma proposta que autoriza a implementação de sepultamentos verticais nos cemitérios...
Average Rating