Alcinópolis recebe Workshop Taquari Vivo com foco na preservação do Rio Taquari
Na manhã do dia 7 de fevereiro, Alcinópolis será palco de um importante encontro pela preservação ambiental. O município sediará o Workshop “Taquari Vivo”, a partir das 8h30, na Fazenda Morro da Tigela II. O evento contará com a presença de Renato Roscoe, diretor do Instituto Taquari Vivo, que conduzirá os debates e troca de experiências voltadas à preservação do Rio Taquari, um dos mais impactados ambientalmente no Pantanal.
A realização é uma parceria entre o Instituto Taquari Vivo, Prefeitura de Alcinópolis, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEMDEMA) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP). A proposta do workshop é reunir produtores rurais, gestores públicos, técnicos e ambientalistas para compartilhar informações e alinhar estratégias de recuperação e preservação da bacia do Taquari.
Um rio em colapso
O Rio Taquari, historicamente um dos principais cursos d’água do Pantanal, vem sofrendo há décadas com assoreamento, erosões e arrombamentos, fenômenos que causaram alterações drásticas em seu leito, resultando em prejuízos ambientais, econômicos e sociais.
O Instituto Taquari Vivo surgiu a partir da mobilização de ambientalistas, produtores e especialistas, após o impacto do documentário “Ruivaldo: o homem que salvou a terra”. A organização tem como missão articular ações para restaurar ambiental e produtivamente a bacia do rio, promovendo o desenvolvimento sustentável do Pantanal.
A situação crítica do Taquari é resultado de um processo de ocupação desordenado iniciado nos anos 70, que intensificou a erosão do solo e levou toneladas de sedimentos à calha do rio. Com o passar dos anos, grandes áreas foram inundadas, pastagens degradadas, comunidades desabrigadas e a biodiversidade severamente impactada. Os chamados “arrombados” – rompimentos do leito – alteraram o curso do rio, criando verdadeiros desertos de areia onde antes fluíam as águas.
Diálogo e soluções
Durante o workshop, Renato Roscoe apresentará o trabalho desenvolvido pelo Instituto, que já reúne especialistas e parceiros na missão de reverter a degradação e construir um novo modelo de gestão da bacia do Taquari. O evento será uma oportunidade para debater soluções conjuntas, alinhar ações técnicas e estimular o engajamento local na causa ambiental.
A Prefeitura de Alcinópolis reforça a importância da participação de todos no evento. A defesa do Rio Taquari é também a defesa da vida, da produção rural e do futuro do Pantanal.
Fonte: MS TODO DIA/Redação – Foto: Divulgação
Average Rating