
Emissão da nova carteira de identidade supera 7 milhões; veja como tirar
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para cerca de 7,1 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Gestão e Inovação. O documento tem o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.
Desde o dia 11 de janeiro deste ano, os estados e Distrito Federal têm de adotar a CIN como documento de identificação, conforme o estabelecido em decreto. Até o momento, a nova carteira de identidade é emitida em 23 estados e no Distrito Federal.
São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A adesão à CIN começou pelo Rio Grande do Sul em 2022, mas o prazo para vigorar em todo o país foi em 11 de janeiro de 2024.
A substituição da atual carteira de identidade pela CIN poderá ser feita de forma gradual e gratuita até 2032.
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perdê-lo e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por estado.
“A responsabilidade pela emissão das carteiras de identidade é das unidades federativas, por meio dos seus respectivos institutos de identificação”, explica o Ministério da Gestão.
Fonte: Portal R7 – Por Ana Vinhas – Foto: Carteira de Identidade Nacional, emitida pelos estados e DF (Reprodução Agência Senado)
More Stories
Veja como será a retirada dos botijões pelo Gás do Povo
O governo federal anunciou nessa quinta-feira (4) o programa Gás do Povo, que garantirá gás de cozinha gratuito à população...
Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de Mato Grosso do Sul
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete religar 32 lombadas eletrônicas, radares e “pardais” que controlam a velocidade...
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir de janeiro de 2023,...
Conta de luz: Ministério prevê energia de graça a 12 milhões e desconto a 48 milhões
Em meio à ideia de isentar 60 milhões de pessoas do pagamento da conta de luz, a expectativa do Ministério de Minas...
Nova lei trabalhista muda escala aos domingos e feriados a partir de 01/07
Em 2025, o Brasil implementa mudanças significativas em suas normas trabalhistas, com foco no trabalho realizado em feriados e domingos. A Portaria...
Governo Lula lançará novo CadÚnico em março para diminuir fraudes
O governo Lula lançará uma nova versão do CadÚnico em março com o objetivo de diminuir as fraudes no sistema...
Average Rating