Dois milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional
O Brasil alcançou a marca de 2 milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta segunda-feira (30). O novo documento não tem mais o RG (Registro Geral); apenas o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.
A CIN passará a ser oferecida por todos os estados brasileiros e pelo Distrito Federal a partir da próxima segunda-feira (6). Inicialmente, a data seria 6 de março deste ano, mas o prazo foi prorrogado pelo governo federal.
Atualmente, 12 estados já fazem essa emissão: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perder e precisar tirar a segunda via terá de pagar uma taxa estipulada por estado.
“Este número é um marco, mas trabalhamos em conjunto com os estados com a expectativa de atingir até 50 milhões de brasileiros até o final de 2024. A nova carteira é um ganho para a segurança pública, mas vai além: ela modernizará todo o nosso sistema de identificação dos cidadãos”, afirmou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
Segundo o ministério, um dos benefícios da nova carteira é a possibilidade de ela integrar dados de forma segura e por um fluxo em tempo real.
“Isso possibilita que diferentes áreas da administração pública atuem de forma integrada para atender às necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, assistência social e trabalho”, exemplificou Mascarenhas. “Assim, vamos melhorar o atendimento e incluir nos serviços públicos o cidadão que mais necessita do Estado.”
Uma mudança importante promovida com o novo documento é o fim de uma carteira de identidade por estado. Com a nova carteira, o documento passa a ser nacional, ficando também disponível em formato digital, no aplicativo Gov.br.
Fonte: Portal R7/Economia – Foto:
Prazo para estados emitirem documento é 6/11 – Reprodução/SERPRO
More Stories
Governo federal inclui 24 projetos de Mato Grosso do Sul no Novo PAC; veja lista
A Casa Civil da Presidência da República divulgou a lista de projetos incluídos no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A...
Veja como será a retirada dos botijões pelo Gás do Povo
O governo federal anunciou nessa quinta-feira (4) o programa Gás do Povo, que garantirá gás de cozinha gratuito à população...
Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de Mato Grosso do Sul
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete religar 32 lombadas eletrônicas, radares e “pardais” que controlam a velocidade...
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir de janeiro de 2023,...
Conta de luz: Ministério prevê energia de graça a 12 milhões e desconto a 48 milhões
Em meio à ideia de isentar 60 milhões de pessoas do pagamento da conta de luz, a expectativa do Ministério de Minas...
Nova lei trabalhista muda escala aos domingos e feriados a partir de 01/07
Em 2025, o Brasil implementa mudanças significativas em suas normas trabalhistas, com foco no trabalho realizado em feriados e domingos. A Portaria...
Average Rating