PF faz buscas em casa de suspeito de defender ideais nazistas
A Polícia Federal (PF) cumpriu hoje (17) mandado de busca e apreensão na casa de um aluno do Instituto Federal do Paraná (IFPR), suspeito de ter praticado crimes de incitação ao racismo. De acordo com a PF, ele teria usado as redes sociais para veicular a cruz suástica, além de propagar ideais nazistas e de supremacia branca.
Em nota, a Delegacia de Paranaguá informa que o jovem vinha divulgando mensagens depreciativas e de menosprezo acerca do povo judeu.
“Além disso, o jovem se autointitulava um ‘nazista alemão reencarnado’ e divulgava vídeos e imagens dos massacres ocorridos nas cidades de Suzano [ocorrida em São Paulo, em 2019] e Columbine [ocorrida nos Estados Unidos, em 1999], enaltecendo tais atos, praticados por jovens com idade bastante próxima a do investigado”, diz a nota.
Os investigadores apreenderam dispositivos eletrônicos do jovem, que foi levado à Delegacia de Polícia Federal de Paranaguá para ser ouvido. Caso sejam comprovados os crimes, o rapaz poderá cumprir pena de até cinco anos de reclusão.
Em nota, o IFPR disse que recebeu “com repulsa e tristeza a notícia de que um de seus estudantes está sendo investigado pela Polícia Federal por apologia a atos e ideais nazistas”.
O instituto lembra que a Lei Antirracismo (Lei 7.716, de 5 de janeiro de 1989) tipifica como crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
O IFPR acrescentou que o estudante responde a um processo disciplinar no Campus Paranaguá e que “o caso continuará sendo analisado nas instâncias institucionais apropriadas, no tempo adequado, e com respeito à ampla defesa, como deve ocorrer no Estado Democrático de Direito”.
“De qualquer forma, não podemos deixar de pontuar que a Democracia; a Diversidade Humana e Cultural e a Valorização das Pessoas são valores inegociáveis do IFPR e que a defesa de discursos nazifascistas, que tanto mal já causaram à humanidade, é inadmissível e jamais encontrará espaço em nossa instituição”, acrescentou.
Fonte: R7 – Por: Da Agência Brasil
More Stories
Cúpula que comandaria jogo do bicho volta para a cadeia após decisão da Justiça
Três meses após serem soltos pela Justiça, cinco réus vão voltar para a prisão por envolvimento no jogo do bicho...
Homem é condenado a 38 anos por queimar mulher viva
O júri popular da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande condenou Jefferson Nunes Ramos a 38 anos...
Amarrada e sem alimento, cadela é resgatada de chácara e dono preso
Homem de 79 anos foi preso em flagrante por maus-tratos a uma cadela em uma chácara no Jardim Santa Luzia,...
Nove em cada dez agressões contra mulher foram presenciadas por alguém
Nove em cada dez agressões cometidas contra mulheres nos últimos 12 meses, o equivalente a 91,8%, foram testemunhadas por outras...
Bebê de 2 anos morre afogado em piscina de salão de festas em Campo Grande
Um bebê de 2 anos morreu afogado, neste domingo (10), em uma piscina de um salão de festas, no bairro...
A expansão pelo Brasil dos traficantes que se veem como ‘soldados de Jesus’
Quando policiais fluminenses apreenderem tijolos de cocaína ou trouxinhas de maconha em operações contra o tráfico no Rio, podem encontrar uma nova marca estampando esses produtos ilegais:...
Average Rating